02 May 2014

Senhoras australianas se juntam para ajudar a APS Down e a Creche

"Em 28 de fevereiro de 1987 um grupo formado por senhoras, esposas ou parentes de membros dos quatro Rotary Clubes da cidade de Armidale, fundou a Associação das Senhoras Rotarianas de Armidale, Austrália - Clube Inner Wheel de Armidale. A Associação funcionou por 25 anos.

  
Infelizmente, devido a problemas de saúde de algumas das nossas senhoras, ou problemas de saúde em suas famílias, não fomos capazes de continuar operando sob as regras do Inner Wheel. 
Depois de muitas reuniões e discussões, decidimos fechar o clube e nos tornar um grupo de amizade, que chamamos de FANS (Friends Always Need Support - Amigos sempre precisam de ajuda). Continuamos a nos reunir para apoiar unas às outras, passando por bons e não tão bons momentos da vida e desfrutar da amizade, boa comida e comunhão.
Nos reunimos  uma vez por mês, para jantar em um restaurante ou em casas de membros do grupo para maravilhosos chás da tarde e conversa animada. Cada uma de nós paga US $ 2 cada encontro e esse valor nos permite comprar cartões ou flores para oferecer condolências e amizade para nossas senhoras e suas famílias. 
Quando o final do ano chega, o que nos resta nesta coleção decidimos o que pode fazer com ele para ajudar a nossa comunidade. Em 2012, ajudou com uma doação à Igreja que a cada ano adquire presentes de Natal para um Grupo de Apoio à Família e este ano precisava comprar presentes 140 crianças. Fomos capazes de doar US $ 130 e ajudá-los a realizar este projeto.
Ian e eu decidimos ir ao Brasil para uma nova visita à Luciana em Londrina (tínhamos a hospedado em seu intercâmbio do Rotary na Austrália anos atrás) e, como havíamos visitado a Creche Haydee Coli Monteiro e a APS Down, em 2010, comecei a pensar o que eu poderia fazer para ajudar estas crinaças. 
Estas instituições haviam perdido tudo na enchente de 2010, que ocorreu logo depois da nossa primeira visita ao Brasil. Eu sabia que independente do tamanho ou valor da doação, ela seria bem vinda e iria ajudar de alguma forma. Coloquei esse pensamento para as senhoras no grupo e elas aceitaram a ideia de ajudar as crianças. Com a colaboração do grupo de senhoras, montamos uma bela Cesta de Natal e realizamos uma rifa. Conseguimos arrecadar cerca de US $ 390.00. Apresentamos nosso projeto para o Rotary de Armidale, que também resolveu contribuir com a causa. Fizeram uma generosa doação, somando um total US $ 780.
Assim o grupo de senhoras, o nosso grande Rotary Club de Armidale na Austrália, e particularmente eu, tivemos muito prazer em arrecadar esta verba para ajudar sua maravilhosa creche ".
Helen Garske

Luciana, Helen Garkse e Fabiane, responsável pela creche





Helen Garske com o novo filtro de água, adquirido com a verba doada pelo grupo de senhoras

Roberto Ariozo (pai de Luciana e tesoureiro da APS Down), com Ian Garske  (esposo de Helen) ajudando a entregar o novo microondas. 

Uma nova geladeira, umas das necessidades da creche.
Alguns itens também foram doados para APS de Down. Várias caixas de lápis de cor, materiais para aulas de arte e cartões com imagens de animais típicos australianos foram doados para a Instituição.

Materiais destinados às aulas de artes.

Helen Garske com dois dos professores de artes e Luzia Ribeiro, presidente da Associação e Pais.

Estudantes utilizando seus novos materiais doados pelas senhoras australianas.

Filtro de água e geladeira instalados.

Esta Creche está localizada em Londrina, Paraná, Brasil - (Haydeé Coli Monteiro). Atende 43 crianças de até 3 anos de idade, enquanto suas mães estão trabalhando. A maioria são crianças pobres e quatro apresentam a Síndrome de Down. Alunos, pais, professores e os funcionários são muito gratos à estas senhoras e também ao Rotary Club de Armidale Central.